terça-feira, maio 31, 2005

Tempos Perdidos

Sentada sobre um tapete de tempo, em pleno voo, viajo ao passado e revejo-me num vulto adolescente… repiso aquelas salas de aulas e revejo os ponteiros do relógio…

Encontrava-me integrada numa turma de ouvintes, sendo a única Surda Profunda como uma poeira insolúvel num líquido ouvinte.

As horas, que eu por ali passei, enfiada nas quatro paredes nuas da Sala, sentada nas frias cadeiras com os cotovelos pousados sobre as pálidas mesas, eram horas paradas e monótonas. Horas perdidas e sem histórias!

Os professores, de todas as disciplinas, falavam com enorme velocidade, e assim todas as suas palavras escapavam aos meus olhos. Só eu via as suas bocas deslocadas, os estalos da língua, os dentes quer brancos quer pretos, os contornos dos lábios pintados ou naturais. Aqueles lábios em murmúrios indecifráveis e engolidos.

O meu sumário diário, naquelas aulas, era somente: Viagem nos ponteiros do relógio. Entrada no espaço perdido e oco.

Eu, apenas, registava o que os professores escreviam no quadro mas, o que eles escreviam, era escasso. Havia imensos buracos de informação!

Os ponteiros foram meus professores e colegas, eles assinalavam cada segundo, cada minuto e cada hora, diziam quanto faltavam para acabar a aula, insistiam para que eu me aguentasse e que não podia desistir!

Quando terminava o dia escolar, o meu alívio explodia em lágrimas! Um dia já está, outro dia também… Era um sentimento de triunfo! Mas não tinha tempo para mim...
Cada vez que o fio de escola acabava, começava outro fio que continuava nas explicações extras e nos estudos intensivos...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem não tem olhos, tem quatro mãos...
Quem não tem pernas, tem duas cabeças...
Quem não tem braços, tem melhores pernas...
Quem não tem boca, tem melhores ouvidos...
Quem não tem ouvidos...sabe escrever, encantar, prender ao ecrã, cativar, e deve ter quatro olhos, que captam o mundo de uma forma que nem eu consigo...

Bjo...

;)
:)

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conheces este blog?:

http://confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt/

É de Mafalda Freire.

1:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!
Obrigada pela tua visita ao meu blog. Realmente, fiquei contente por saber que existe pessoas como tu e eu a escrever este tipo de blogs. É interessante.. e deixa-me ainda mais contente. Nem parece teres problemas, até porque a tua escrita é tão cativante e sei lá.. mas ainda bem que sentes que queres aprenderes muito mais aquilo que sabes. Gostava de tirar o curso de linguagem gestual.. e já vi na página da associação, tenho de me informar melhor.
Sou surda severo e médio. Venho cá diaramente!! ;) Linkei-te!

8:49 da tarde  
Blogger SilenceBox said...

cokas: é muito dificil de deixar fantasmas do passado mas o teu abracinho ajudou ;-)* Obrigada!

sininho: quem sofre, amadurece e enriquece mais espiritualmente... :-)*

guevara: escreveste um poema tão bonito que é bem verdade! Muito obrigado! Quanto ao blog que indicaste, não conhecia. Como o descobriste?

mafalda freire: Mas que bela surpresa!!! Muito bem vinda ao meu blog. Obrigada pelos elogios em relação à minha escrita. Também vou visitar o teu blog, todos os dias! ;-)*

8:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já n me lembro coco descobri...
Ah! Foi no www.eupadre.blogspot.com
E depois tb ando sempre a pesquisar! Há sempre coisas interessantes a descobrir, não é verdade?

Bjo

;)

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depois de ler o que escreveste, fiquei sem palavras...encontrar um adjectivo para qualificá-las não é nada fácil.Cada um parece-me sempre melhor que o outro!Mas alguém que consiga transpor assim o seu dia a dia tem realmente de ser fantástico!Quem me dera poder escrever como tu!
Continua assim.Eu voltarei sempre cá!

12:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá Margarida!

Penso que esse tempo de escolaridade integrada tenha sido duro para ti, também porque alguns professores não fazem o mínimo esforço de adapatação... Todavia foi graças a esse teu enorme esforço que passaste a "ponte" e conseguiste a tua formação universitária. Como sou mesmo contra os "getos", quaisquer que eles sejam, continuo a defender a inclusão escolar, mas claro mais humanizada e apoiada. Nesse campo conheço bastante e "mau trabalho". Todavia Parabéns sempre, porque afinal superaste e hoje escreves como escreves, ou seja: Tão Bem! Para além de teres alma e verve de poeta. Parabéns! cris

1:22 da manhã  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Vim através do blog Poesia Portuguesa que hoje nos deu a conhecer um poema teu e fiquei rendida às tuas palavras.

Um beijo da Lina (mar revolto)

1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também eu aqui cheguei, vinda de poesia portuguesa. Aqui voltarei amanhã com quatro amiguinhas, surdas, para que elas conheçam este texto - este espaço.
Grata.
Beijo. T.

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai ai...como deve ter sido duro...e esses professores, que falta de de ...
Ai... nem sei como qualificar...
Não fazia ideia...
Oh Melrita... um grande beijinho, um grande Xi-Coração pela tua coragem...

4:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home