sábado, junho 04, 2005

Troca de Palavras Silenciosas

Na hora em que rebentava uma ondulação espumosa vinda do mar infantil espalhado por todos os cantos da Escola, encontrava-me a caminhar em direcção à sala de professores e, pelo caminho, cruzei-me com uma colega. Trocámos umas palavras num silêncio habitual.

Inevitavelmente, como seria de esperar, caímos sob um alvo de olhares dóceis das crianças surdas. Elas sentem-se protegidas com a presença dos seus “iguais” adultos.

Uma destas crianças, uma menina de nove anos, com cabelos doirados, pequenos olhos de um azul límpido mas salgado de traquinice e mimos, não resistiu a sua curiosidade inocente… “Infiltrou-se” na conversa com um sorriso embaraçado, meio interrogativo, e gesticulou as mãozinhas dando vida à sua sede de saber, expondo um enorme ponto de interrogação sobre a nossa comunicação.

Eu e a minha colega estávamos a conversar, com as mãos dormentes e imóveis, mexendo e articulando apenas os nossos lábios. Duas pessoas adultas, ambas surdas profundas, a comunicar desta forma, era para ela uma descoberta invulgar, mágica e até mesmo inimaginável!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!!
Eu trabalho com uma colega que é surda.. por incrivel que seja, ela percebe perfeitamente lendo pelos lábios! A gente fala e ela percebe tudinho.. olha se ela fosse ler os lábios de longe de quem anda aos segredinhos.. hehehehe!!
Se fosse eu.. eu não percebia.. estando eu habituada a ouvir pelos aparelhos e lendo os lábios ao mesmo tempo. Acho curioso esta técnica..
Tens msn?? ;)

4:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viva! Conheci o teu blog através do blog da guevara, o "guerrilhas". Como já tinhamos falado sobre o teu blog, uma vez que eu apenas tinha dado uma vista de olhos por falta de tempo, vim visitá-lo, ler os teus post's e como achei que eram muito bons, decidi comentá-los!
Em relação a este pos mais especificamente, apenas vem dar mais razão ao que eu disse anteriormente: não é por falta deste ou qualquer outro sentido ou capacidade que as pessoas são mais fracas ou diferentes.
Porque afinal, nós não somos todos perfeitos! Temos todos qualquer deficiência qualquer situação que nos torna únicos, o problema é que nem todos o admitem!
Mais, o facto de serem capazes de falar sem reproduzir um único som é realmente fascinante! Demonstra como as pessoas quando querm algo, são capazes de enfrentar os seus obstáculos e ultrapassá-los! Vencê-los!
Quando conhecemos pessoas assim, sentimo-nos felizes! Significa que existem pessoas com grande coragem e espírito!
1 grande abraço, ; TimiD!

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que fixe...
Gostava de aprender todas as linguagens POrtuguesas existentes. Era uma mais valia.
Às vezes passo por grupos de pessoas surdas, ou mudas, e gostava de falar com elas, sei lá...
Tenho um amigo de adolencência que é Surdo, não profundo. USa aparelho e consegue transmitir alguns sons.
Eu adorava falar com ele, porque era das poucas q o percebia, e então fazia de interprete.
Adorava essa "profissão", embora ele achasse chato demorarem tanto para o entenderem...


Um bjinho docinho, pela tua paciência, coragem e dedicação.

7:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home