segunda-feira, março 27, 2006

Os sumos da Vida


Crueldade, Hipocrisia, Falsidade e Ignorância, de mãos dadas num círculo fechado, transformam-se numa laranja. O seu sumo é tão amargo que solta violentamente as nossas lágrimas de dor, que nos arranha com as suas agulhas ácidas.

Existe um sumo mais doce que anula esta amargura… É o sumo do Amor e da Amizade misturado. O seu sabor não iguala com todos os sabores, é apenas único. É um líquido doce e quente que canta amor, ternura e protecção. Só o paladar do coração é que o saboreia e reconhece o seu fluxo. Este suco, apenas uma gota dele, faz colorir tudo, provoca o voo das flores, desenha um arco-íris de borboletas, cria os perfumes adocicados, pinta a natureza de cores mágicas, soa a risos de cócegas musicais, causa vertigens de alegria e cheira sobretudo a Vida.

Infelizmente, o sumo do Amor e da Amizade é raro e disperso, é como encontrar uma poça de água no deserto!

50 Comments:

Blogger @Memorex said...

Querida SilenceBox, gostei muito de ler este post apesar de ser uma grande verdade!
Porque tanta maldade? Será por divertimento ou pura e simplesmente as pessoas não compreendem o silêncio? Por medo? Por sermos diferentes?
Mas não podem substimar a nossa capacidade de perdoar-mos com facilidade e saborear a vida apaixonadamente.

Fora a crueldade, maldades, hipocritas e ignorantes!

Grandes beijos e abraços apertados cheios de amizade, e mt especial para ti SilenceBox, carinhosamente Memorex

10:41 da manhã  
Blogger M. said...

Então que desalento é esse? Não desistas de acreditar nos outros e de seres igual a ti própria, porque sermos fiéis a nós próprios pega-se e abre caminho à verdade intrínseca dos e nos outros. Mas isto não quer dizer que sejamos tontos, convém termos os olhos abertos e ver onde existe a traição e o desinteresse, sem que isso altere as nossas convicções. Agora que há muitas desilusões à mistura, lá isso há. Mas nós somos como aqueles bonecos "sempre em pé": por mais que nos batam, mantemo-nos de pé. E quando nos batem na alma, mais cedo ou mais tarde também nos recompomos.
Bj

4:51 da tarde  
Blogger M.M. said...

Olá SilenceBox!
Um bonito post, e infelizmente tudo o que está aqui escrito é somente a verdade.
Existem pessoas muito Crueis, Invejosos e Maldosos, há pessoas para tudo.

Bjs

M.M.

9:10 da tarde  
Blogger Carla said...

Gostei bastante do que li, lamentavelmente tens razão, a acidez da maldade consegue por vezes dar um sabor amargo ao sumo doce do amor e da amizade ... uma realidade cada vez maior nos nossos dias devido à pobreza de espirito de alguns...

10:16 da tarde  
Blogger lena said...

tanta verdade no que escreves e tão bem escrito

que belo título, faz-nos pensar

sim onde "mora" o sumo do Amor e da Amizade? será que foram "abalroados" pela Crueldade, Hipocrisia, Falsidade e Ignorância

beijinhos meus

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

será???
acredito que na escola e se calhar no emprego nao encontramos pessoas que nos compreendam... é tao dificil para nós explicar pois para nós é natural sermos assim... dificuldades!!! sera que as pessoas sabem o que é isso??? nós percebemos melhor!!! amor?? as pessoas tem??? nós temos muito mais!!!
bem... nem te conto as minhas ultimas semanas só dá mesmo para chorar, por isso nao tenho postado... coloquei la um mas nao e nada de especial!!!
bjus*** e espero que nunca desanimes ;)
a esperança e sempre a ultima a morrer tal como o amor do teu coraçao... sorri e sentiras melhor :)

10:49 da tarde  
Blogger marco said...

bonita imagem!

10:56 da tarde  
Blogger Mitsou said...

Belíssimo texto e tão verdadeiro, minha querida!

Um beijinho doce, cheio de amizade!

P.S. Já respondi ao teu desafio :)

10:18 da manhã  
Blogger wind said...

Tens razão, bens precisamos do sumo do amor e da amizade:) Escolheste uma linda foto:-) beijos

11:17 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Querida Silence Box,

Adorei este teu texto...até parece que o escreveste para mim...

é tão doloroso qunado pensamos que tinhamos uma amizade verdadeira...e depois de repente chegamos à conclusão que não passara tudo de dissimulação...

beijinhos

12:34 da tarde  
Blogger maresia_mar said...

Querida amiga virtual, que belo que é o teu post, concordo a 100%.O suco do amor e da amizade é rarissimo. Eu congratulo-me de beber um pouco de suco de ambos. ainda há gente verdadeira neste mundo cão. Até na net "encontrei" gente do melhor.. Bjhs

2:04 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

Mias do que a racionalidade que nos proporciona e consciência de algumas emoções, a fisiologia não engana e traduz na perfeição o verdadeiro sentir de qualquer estado emocional ... e este teu texto .... deixou-me arrepidada.

Passo sempre por aqui para te ler apesar de nem sempre deixar rasto ...

Parabéns pela tua sensibilidade e obrigada pelas visitas que fazes lá à casquinha .... é sempre bom quando aparecem sempre pessoas que acrescentam algo com os seus comentários.

Uma beijoca encaracolada e emocionada para ti. :))))

2:01 da tarde  
Blogger Leonor said...

mas ainda bem que o sumo do amor e da amizade é raro. disperso não concordo.
que seja sempre permanente.por ser raro.

beijinhos da leonoreta

2:16 da tarde  
Blogger Natureza said...

Olá, Silencebox. Gostei ler este post.
Para´bens.
Beijos

7:08 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

PROGRAMA

10h30 - POSTO DE TURISMO
Recepção aos Participantes

11h00 - AUDITÓRIO CENTRO CULTURAL
-HOMENAGEM A RAÚL DE
CARVALHO-
-Poeta natural de
Alvito.
Intervenção do Escritor
Antonio Rebordão Navarro

- CONFERÊNCIA BLOGUISTA
Temas defendidos pelos
seguintes oradores:-

-Luis Lança Silva -
(TV ALENTEJO)
-João Espinho-
(PRAÇA DA REPÚBLICA EM
BEJA)

13h00 - QUINTA DOS PRAZERES
Almoço regional

15h30 - Passeio guiado pelo
Concelho de Alvito

17h30 - Visita à Sede do Grupo
Coral

18h00 - Concerto na Igreja Matriz
(Alunos do Conservatório
Regional do Baixo Alentejo)

Valor da refeição 18€ (Dezoito euros) (crianças até 4 anos não pagam, dos 4 aos 10 anos pagam 50%)

PAGAMENTO: Deverão efectuar o pagamento até ao dia 16 de Abril, através de transferência bancária para a conta com o NIB: 0035 0084 0000 3930 700 26 da Caixa Geral de Depósitos e indicar-nos os dados que lhe são solicitados no formulário que enviamos aquando da sua inscrição .

-Desculpem a insistência e o espaço roubado mas não queremos que falte informação sobre o ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO A REALIZAR NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

As nossas saudações e os nossos agradecimentos

7:31 da tarde  
Blogger mixtu said...

talvez não sej assim tão raro... (digo eu)
jinhos

1:13 da manhã  
Blogger Caracolinha said...

Olá minha querida ... vim deixar mais um beijinho e agradecer-te emocionada a simpatia do comentário que deixaste lá na casquinha ... :))))

Também u me conquistaste, acredita ... conquistam-me as pessoas que trazem para as palavras a beleza das emoções e que espelham em posts bionitos como este a sua sensibilidade.

Volta sempre. É um verdadeiro prazer receber na casquinha pessoas bonitas como tu.

Beijoca encaracolada em amizade

:))))

12:43 da tarde  
Blogger maresia_mar said...

Só passei para deixar um beijo e desejar bom fds

12:29 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

“Crueldade, Hipocrisia, Falsidade e Ignorância (…)”

Querida amiga o teu silêncio ecoa e faz-se ouvir por quem é simplesmente humano. Os detentores das características que descreves tem só a forma humana, pois por dentro são deformados.
Beijo e bom FDS

5:40 da tarde  
Blogger @Memorex said...

Querida SilenceBox, desejo-te uma Boa Páscoa com os teus recheado de amêdoas, e ovinhos de chocolate (já sabemos como é bom!! e Ups controlar o peso é importante senão... já nem se fala)

P.S-» se notares a minha ausência não te preocupes que voltarei daqui a 1 semana ( q eternidade!)

tenho uma surpresa pra ti, visto que estou a ser muito produtiva (n tenho culpa) http://5sentidos-enigmaticos.blogspot.com

quando vamos criar o nosso blogger? nunca me esqueci realmente :)

Bjokitas especiais e calorosas pra ti SilenceBox, carinhosamente Memorex

9:05 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Amiga.,

Peço desculpas pela minha ausência por aqui...mas não tenho tido tempo...a partir de hoje prometo voltar ao meu habitual. Desejo-te uma linda semana. Beijinhos.

9:42 da manhã  
Blogger M. said...

Boa Páscoa! Com muita doçura, nem que seja só a das amêndoas. Já é qualquer coisa. :-)
M

5:02 da tarde  
Blogger maresia_mar said...

Olá, só passei para desejar uma Santa Páscoa, que a luz do Cristo ressuscitado ilumine a tua vida. Bjhs

2:58 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Votos de Boa Páscoa.

8:03 da tarde  
Blogger isa xana said...

é bem verdade, e quando esse sumo do amor e da amizade passa por nós temo que guárdá-lo com tamanha dedicação!

*

11:42 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Vim desejar-te a ti e a todos os teus uma Feliz Páscoa.
Beijinho.

10:18 da manhã  
Blogger Carla said...

Já tinha comentado este post, no entanto não podia passar por aqui sem deixar votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
Bjx e bom fim de semana.

3:20 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

Uma beijoca encaracolada em forma de ovo de Páscoa !!!! :))))

7:41 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Vim desejar-te uma serena e feliz Páscoa.

Abraço carinhoso ;)

6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu gosto de suco de laranja, mas tá dificil de encontrar laranjas

tenho que fazer milagre com esses limoes aqui...


[jb]

6:02 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Passei para deixar um beijinho doce neste final de Domingo de Páscoa.

Votos de uma óptima semana, minha querida!

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Encontrei hoje e casualmente este blog. Só sei não consegui parar até o ter lido na totalidade. Muitos parabéns por ser como é. Essa força de vontade, essa preserverança, essa sabedoria de viver valem muito mais do que muitos sons... E se o "sumo do Amor e da Amizade é raro e disperso", é apenas porque são poucas as pessoas que se sentem bem junto a quem admiram sem que essa admiração se torne em inveja, e você é absolutamente admirável.

11:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O teu texto é um concentrado de doçura e sensibilidade. Tudo verdade, mas embora esse sumo do Amor e da Amizade seja raro, basta uma gotinha para tudo mudar. Então, não é necessário ter muitos amigos, apenas verdadeiros amigos. Quanto ao amor... um verdadeiro chega, por vezes, para a vida. :)
Beijinhos

3:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava muito que o seu blog estivesse nos links do Amar-ela! Se for de sua vontade, venha visitar-nos e adicione este espaço ao "Páginas Amar-ela", que fica ao fundo da coluna da direita!
Um abraço,
Daniela

9:40 da tarde  
Blogger M. said...

Há preguiça por aqui?... :-)

12:44 da tarde  
Blogger Luigi said...

Consegue ser util no que diz.
Parabens pelo blog.
grande abraco

4:09 da manhã  
Blogger @Memorex said...

SilenceBox, já passou tanto tempo voltaaaaa!
Espero que nada te tenha acontecido, grandes abraços do sumo da vida.

P.S- tenho saudades (tu bem sabes)

1:25 da tarde  
Blogger Carla said...

Deixo um beijo ao sabor do vento e votos de um bom feriado

10:26 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

Olá querida, neste dia especial, vim deixar-te uma beijoca encaracolada em forma de cravo vermelho !!!!

5:31 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Sem dúvida... são esses "sumos doces" que ão razão á vida.
Beijinhos
Fernanda

9:27 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Aguardo serena mas ansiosamente novas palavras dessa caixa de silêncios ensurdecedores.
Beijo

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Suas mensagens são preciosas!!!
Fico feliz por ter permanecido uns minutos em seu espaço. Parabéns!
- Sorrisos coloridos de:
- ConchitaMachado -

11:58 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Querida Silence Box,

Há tanto tempo não dizes nada...
tenho saudades tuas...

espero que esteja tudo bem contigo...

bom fim de semana
e beijinhos

12:35 da tarde  
Blogger Leonor said...

oi. passei por aqui mas ainda nao voltaste.
beijinhos da leonoreta

10:31 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Minha querida SilenceBox, depois de uma certa dificuldade em vivitar todos os Blogues que me merecem dedicação e atenção, vinha aqui ler-te e reparo que não escreves nada desde Março. Que se passa?
Aguardo as tuas palavras, deixando um terno abraço.

7:22 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Vim deixar-te um abraço, porque me apetece simplesmente abraçar aqueles de quem gosto na Blogosfera.

E, porque hoje brilha mais uma Estrela no Céu... deixo aqui expressa a minha sentida saudade

Abraço-te

12:15 da manhã  
Blogger Ana Cristina Pinto said...

Gostei muito deste texto.para além de verdadeiro (o que é uma pena) nota-se que é sentido.Jinhos

11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém, muito desanimado, entrou numa igreja
e em determinado momento disse para Deus:

“Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos,
pois nunca me senti satisfeito com minha aparência.”

Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés, vinda do alto do templo.
Atônito, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem:

Minha criatura, nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza,
pois a feiúra é invenção dos homens e não minha.

Não importa se um corpo é gordo ou magro:
Ele é o templo do espírito e este é eterno.

Não importa se braços são longos ou curtos:
sua função é o desempenho do trabalho honesto.

Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras:
sua função é dar e receber o Bem.

Não importa a aparência dos pés:
sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade.

Não importa o tipo de cabelo,
e se ele existe ou não numa cabeça:
o que importa são os pensamentos que por ela passam.

Não importa a forma ou a cor dos olhos:
o que importa é que eles vejam o valor da Vida.

Não importa um formato de nariz:
o que importa é inspirar e expirar a Fé.

Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos:
o que importa são as palavras que saem dela.

Ainda atônito, esse alguém dirigiu-se para a porta de saída,
que tinha algumas partes de vidro.

Nesse exato momento sentiu que toda sua vida se modificaria.
Havia esse lembrete na porta aderido:

“Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro
e lembre-se de tudo que deixei escrito.
Observe que não há uma única linha sobre Mim
que afirme que sou bonito.”



Desculpa se fui muito longa...mas é a minha reflexão ao teu post silencebox. Beijo da Tombazana

10:49 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá querida Silencebox

Estou de volta! Pelo menos até Julho.

Obrigada pela visita, (e palavras) na minha ausência.

Cada vez mais o ser humano se torna refinadamente cruel.

Com muito carinho te deixo aqui um poema meu.

Arrebatamento

Que seja seara
As tuas palavras em mim
Lavra o meu corpo
Com o teu olhar
E semeia no meu peito
Glicínias de aroma doce
De cachos de purpura cor
Dá-me um beijo de aguarela
E colhe da minha boca

Poemas...

Lampejos de luz
Infinita cor
Faz deles um Arco-Íris
Pendura-o na ponta
De ¼ de lua

Vamos fazer a dança da chuva
Desafiando os deuses
Mandando mensagens ás estrelas
Dentro de bolas de sabão
Vamos desenhar sorrisos
Na cauda de um cometa
Quero descobrir onde se deita a lua nova
Sentir a força da natureza
Quando um raio rasga a terra
E os rios faz nascer

Meus braços árvores sejam
Esguias, erguidas ao céu
O vento cante em meus ramos, que o sol beijam
Olhos d´água, alimento teu

Chuva de prata; encantamento
Embriaguez dos sentidos, um quê d´errante
Aroma doce, despertar; arrebatamento
Seara de ti, em mim, amado... amante

(© Betty Branco Martins)

Com um beijo muito especial, para ti minha querida

2:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá SilenceBox!
Muita verdade existe neste post.. e espero que me permites que possa roubar esta tua frase ".. o sumo do Amor e da Amizade é raro e disperso, é como encontrar uma poça de água no deserto!"

De resto, espero que estejas bem!
Beijocas!!

4:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home