sábado, janeiro 28, 2006

Meus Dedos em Dança

Encontro-me no antigo quarto da minha irmã, agora transformado em escritório, com os meus olhos fixos num canto especial, onde havia um soberbo piano. Este instrumento foi retirado e transportado para outro sítio, bem longe de nós. Com ele levou as nossas alegrias e tristezas, mas ficaram as memórias. Recordo o seu brilho negro que ofuscava qualquer olhar atrevido. Estava sempre disponível para ser tocado, para libertar as suas músicas escondidas, sob um acariciar firme de dedos.

A sua dimensão era gigantesca face à minha altura de criança. Era um assombro, parecia que, a qualquer momento, ia me devorar como um monstro! Mas o seu mistério içava a minha curiosidade ingénua. Ficava eu a olhar hipnotizada para aquelas barras amarelas e pretas.


A minha mãe, quando tocava, transparecia uma aura de encanto! As suas mãos delgadas e jovens dançavam, com os dedos delirando ao ritmo apaixonante da música, e abanava o corpo com uma elegância e doçura especiais de uma mulher nobre, como as dignas senhoras do século XVIII.


Como não podia deixar de ser, para satisfazer a minha curiosidade, passei a ter lições de piano com a minha mãe. Foi então que me contou os segredos das barras. Cada tecla libertava um som e cada nota musical tinha um nome. Sol, Mi, Fá, Dó, Si, Ré… O lado direito era mais agudo que o do esquerdo. Quão simples isto era!


Recuando para trás, aterro-me numa recordação inesquecível de uma mini-festa.


Aquela menina, com os seus cabelos revoltos de rebeldia, lia os lábios maternos:
- Querida filhota, queres tocar piano para eles ouvirem?


Eles eram os convidados. Pessoas adultas. Como eu tinha medo destes estranhos, eram superiores e sérios, mas o meu orgulho falou mais alto. Queria mostrar que sabia tocar piano! Consenti, movendo a cabeça.


Todos se reuniram no quarto da minha irmã, segurando os copos esguios com champanhe. Alguns esforçavam-se por sorrir para me dar força.


Deslizei e sentei-me no banquinho, em frente do piano, ficando de costas voltadas para os presentes. Devagar, levantei a tampa. Sentia como se o meu coração estivesse na garganta, prestes a sair para o exterior!


Mal pus os dedos a flutuar por cima das barras, os burburinhos das vozes silenciaram-se. Tudo ficou suspenso e a aguardar pela explosão de ruídos.


Os meus dedos, visivelmente trémulos, começaram a dançar, a saltitar de uma tecla para outra. Ora com velocidade, ora com lentidão. Em notas longas ou curtas. Os formigueiros de sons percorriam-me o meu corpo, fazendo com que me embalasse. Por fim, selei a música com um som grave e prolongado até se esfumar o seu eco.


Virei-me e sorri inocentemente, mas o meu sorriso depressa se desvaneceu perante os espectadores… Estavam especados como estátuas de pedra, mudos e em transe. Detectei gotas de água a brilharem à superfície ocular… De repente, a emoção sentida derramou em palmas que me atingiram, que puseram os meus pêlos em pé.


O meu sorriso duplicou, agradecendo ao piano, ao seu poder mágico por levar as pessoas a sentirem assim!

Agora, sei porque é que eles ficaram assim. Não pela música mas por ser eu a tocar. Viram que… “o impossível era possível”.

16 Comments:

Blogger @Memorex said...

GRR, apaguei o meu comentário por um simples erro! :(

Vou escrever novamente o q tinha escrito:

EMOCIONANTE!!!

Deixaste-me cair lágrimas pelos cantos dos meus olhos com toda a tua descrição da música de uma forma inerente e apaixonante!
Fiquei encantada perante os olhares incredulos das pessoas que te assistiram e viram que o impossível é aonde o desejável se torna possível-» Só tu e eu sabemos disso como ninguem!

Deixo-te um abraço carinhoso e apartatinho até ficares sem folêgo, contudo o q desejo para ti é apenas FELICIDADE e acredito profundamente em ti :)

Bom fim de semana SilenceBox

8:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:D :D :D :D

lindo...

11:38 da tarde  
Blogger wind said...

Emocionas-me sempre. Como gostava de ter a tua força:)Escreve mais que és das poucas pessoas que escreve com o coração histórias das vida delas e sempre de forma tão poética;)Tocaste numa paixão minha:a música, não toco, mas adoro música;) beijos

4:52 da manhã  
Blogger Menina Marota said...

Sabes, vi-me no meio da sala, também eu especada a ouvir-te tocar e pelo meus olhos correram lágrimas verdadeiras de emoção, porque senti-te na emoção da escrita e "vi-me" lá!
Pelos meus olhos correm lágrimas de emoção e alegria ao mesmo tempo, por teres a sensibilidade e o dom de me transportares para este momento tão mágico!

Não posso abusar, como deves calcular, a minha visão está ainda fraca da lesão e da intervenção que teve, mas vim deixar-te um grande abraço saudosa de te ler.

Um bom domingo, apesar do frio... ;)

9:41 da manhã  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Deixo-te um abraço ainda comovida com as tuas palavras.

Bom domingo ;)

9:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

oi linda =) que lindo texto... palavras bem escritas e compostas, palavras que formam uma linda musica, como uma partitura... uma das coisas mais lindas e mais simples... é uma bonita musica, musica sem letras... apenas sons, apenas notas... esse tipo de musica e a unica que alcama o espirito de qualquer pessoa, e a unica que deixa qualquer um espantado... que deixa qualquer um sem saber o que dizer ...
o impossivel e sempre possivel aos olhos de Deus... por isso nada é impossivel!!!

sim eu sorri com o teu comentario... gosto muito quando vais lá comentar... mas nao sei se vou continuar com o blog!!! tou sem paciencia para escrever...

bjus fofinhos

1:09 da tarde  
Blogger @Memorex said...

Só pra dizer q tens o meu email a tua espera...

Bjs

3:30 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Minha querida Silence Box...

Fiquei sem palavras...
não sei o que dizer...
somente reforçar que és e sempre foste um ser MARAVILHOSO...
que bom terem-se cruzado os nossos caminhos...
OBRIGADA

um beijo muito grande

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!
Só vim aqui dizer que voltei.. e o blog está on line!

E sinto-me feliz por saber que tornaste uma mulher com garra e forte.. gostaria também tornar-me mais uma..

Beijos Grandes!

3:57 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Silence Box,

...passei a desejar-te um Bom Fim de Semana.

Bjs

10:34 da manhã  
Blogger Carla said...

Muito bonito este momento que fazem parte das tuas recordações e que partilhas connosco, sinto-me uma priviligiada por poder ler :)
Confesso que os meus olhos ficaram marejados por momentos, e mais uma vez se confirma, que muito do que é impossivel, torna-se possivel pela força do que desejamos :)
uma grande lição :)
Bjx e boa semana

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Queres experimentar nadar nesta corrente? Sem compromisso, claro!

[Escolhi-te porque conheço bem o teu blog! Nunca deixei um comentário, tão belo é o teu geito de escrever.]

[Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E, além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue.]

Bj, Inês (teacher.weblog.com.pt)

4:27 da tarde  
Blogger Leonor said...

para mim serás sempre o universo desconhecido que eu vou conhecendo a cada relato teu. adorei como gostei de todos os anteriores.

beijinhos da leonoreta

9:15 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

...passei a desejar-te um bom fim de semana.

Beijokas mil

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

arrepiei-me. tão só...

5:51 da tarde  
Blogger Natureza said...

Olá. Parabéns pela tua coragem, eu também tive coragem como tu.
No colégio, eu tocava uma espécie de flauta (não me lembro o nome do instrumento), é um rectângulo bem pesado, eu tocava essa flauta em público (junto da família dos colegas), sempre correu bem sem falhas pois tinha tudo bem ensaiado, infelizmente, os meus pais e minha irmã são surdos como eu. Isso magoava-me muito, porque gostaria que os meus pais e minha irmã me ouvissem tocar.
Talvez os ouvintes não saibam mas todos os surdos conseguem tocar intrumentos.
Beijos

9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home