domingo, novembro 20, 2005

A Fobia da Escuridão

Algures, num pontinho rural de Espanha, situado um pouco a norte, onde se cheirava o ar puro e se via pintado o mundo de verde acastanhado, resultante de uma mistura de árvores verdejantes e de montes, nós – eu e a minha família – ficámos ali instalados para uma noite de férias. A casa era de campo.

A minha irmã e eu ficámos a partilhar o mesmo quarto. Era pequeno mas de uma simplicidade acolhedora. Do chão, erguiam duas camas floridas, lado a lado; duas cabeceiras em cubo de madeira castanha-escura, enfeitadas por dois candeeiros prateados.

A noite tinha chegado com as estrelas a acenarem uma doce canção. A minha irmã, antes de se deitar, correu para a janela e baixou totalmente os estores, com naturalidade.

Tirei as minhas próteses e pousei-as na mesa-de-cabeceira. Elas também dormem.

Um pano negro de escuridão envolveu-nos. Fechei os olhos enchendo-me de coragem. O tempo passou em bicos de pés e, quando chegou a altas horas de madrugada, um grito aterrador explodiu na minha garganta, fazendo com que toda a casa vibrasse de eco. A minha irmã acordou apavorada e veio imediatamente a acudir-me… Encontrou-me banhada em suor e a tremer convulsivamente. Os sintomas do pânico.

Tinha tido um pesadelo. Quando abri os olhos para desligar este sonho mau, procurei um indício de luz e não a encontrei em lado nenhum. Apenas Silêncio e Escuridão. Tudo tão negro. Não havia sequer um vulto mínimo para me dar uma mão, para me trazer à Terra... Parecia que estava a cair num buraco sem fim, que flutuava como um balão perdido às avessas… Respondendo aos meus berros, aflitos e lacrimosos, em busca desesperada de Luz, de um suporte de vida, ela acendeu o candeeiro. Logo os meus olhos acalmaram… e voltei adormecer.

As horas decorreram a um ritmo de tic-tac silencioso até ao amanhecer. Os raios solares abraçaram o rosto da minha irmã, vindo a surpreendê-la e a atordoá-la… De onde vinha esta luz intrometida?! Abriu, pouco a pouco, as pálpebras inchadas de sono e, deparou-se comigo em pé, com os cotovelos apoiados sobre o parapeito da janela. Estava eu sonâmbula, a dormir acordada, observando um nascer-do-sol… Até sorria com as festinhas do sol sobre a minha pele.

43 Comments:

Blogger wind said...

.)))) Que lindo texto. Escreves muito bem, de uma forma poética e descreveste o que viste e sentiste, de modo a que o vissemos e sentíssemos também:)

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Belíssimo texto, que amanhã terá mais 4 leitoras :-)
Boa semana.
Beijinho. T.

10:22 da manhã  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Gosto da forma como tu nos contas as tuas histórias, fazes com que nós sejamos também participantes, tamanha é a envolvência com que nos deparamos ao lê-las.

Bom começo de semana

Beijo da Lina (mar revolto)

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querida SilenceBox, gostei muito de ler esse texto e é verdade que estavas mesmo sonâmbula?!
Que me dera sentir isso na pele para assim saborear essa experiência e ver como o corpo responde a esse tipo de reacção! Descreves como sempre de forma muito apaixonada :)

P.S-» Claro que sim a nossa ideia GENIAL continua de pé! Tenho uma surpresa para ti, mas para isso terás que abrir a tua caixa de correiro que está lá a tua espera :)
Agora põe a mão esquerda no ombro direito, depois a mão direita no ombro esquerdo e agora aperta com tanta força! isso foi um abraço meu muito especial para ti SilenceBox. ('',)('',)

5:12 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Trata a escuridão como amiga, pois ela é tão natural como a luz. Quando sentires pânico do escuro, fala com ele e verás que tudo se revelará mais natural.
O texto está excelente, como os anteriores,
Parabéns.

5:49 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Excelente este teu texto.
E, como diz ali o Manel, trata a escuridão como amiga, também.
A escuridão pode devolver-nos um bem precioso: luz para os nossos pensamentos.
Um abraço terno e boa semana ;)

6:23 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Querida Silence Box,

Adoro ler-te, pois escreves muito bem...consegues transportar-me;
Embora não tenha medo do escuro, não gosto nada de dormir num quarto completamente às escuras.

Tem uma boa noite.

Beijinhos, com carinho.

8:15 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Olá :)

Vem brindar connosco, vens? ;)

Beijinhos

3:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei imensamente do teu conto, é realmente invulgar…
Achei muito importante desabafares no teu blog como se fosse o teu melhor amigo, mostrares o teu coração a toda a gente…
Não consigo encontrar justificação mas adorei o teu texto…Obrigada por o teres escrito.
Para mim, a descoberta do teu blog está a ser muito importante.
Sinto que me ajuda a abrir o meu coração e a ter força de vontade para melhor aprender a conciliar as minhas palavras!
Mais uma vez, obrigadinha!
Beijinhos da aluna Carolina da Profª. Eli.

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá… Quero dizer que o texto é bonito e mostra os teus sentimentos, pois tu és não só capaz de pensar o que sentes mas depois escreves, é maravilhoso! O teu texto é como um poema! Eu adorei, …
Parabéns!
Também gostei muito dos outros textos, estou orgulhosa de ti! Continua assim!
Beijinhos da Andreia e passa um bom dia!

11:42 da manhã  
Blogger Eva Shanti said...

Cada vez que venho aqui, leio, leio, leio e fico sem palavras.
As tuas palavras são emoção pura.

Bjs

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não gosto de quartos estranhos, metem-me sempre medo... não da escuridão mas do desconhecido.

Bjinho

10:21 da tarde  
Blogger Pink said...

Conto em prosa poética muito bem escrita. Escreveste um pedaço de literatura, em que tranportas o leitor através do que vês e sentes, sobretudo através do que sentes. Lindissimo este conto que parece auto-biográfico.

Um beijo grande.

12:54 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Belíssimo texto, amiga! Uma descrição tão perfeita que até arrepia. E o final, doce e plácido como esse teu olhar pela janela, aquietando o sobressalto da noite.

Um beijinho muito grande desta tua admiradora :)*

11:27 da manhã  
Blogger Carla said...

Um texto muito bonito.
Gostei muito
Bjx

3:12 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Gosto de ler-te, nesta tua sensibilidade maior...

Um abraço e tem um bom dia ;)

3:27 da tarde  
Blogger SL said...

Muito obrigada!
As portas do meu canto estão sempre abertas...

3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou eu, a Débora.Tenho 18anos.Sou surda severa,gestualista.Estou no curso de Audiovisuaias.Adoro fotografia.Gostas de fotografia?
Quando eu acabar o 12º ano tenho um estágio de fotografia mas não se se será possível..Tenho muito medo. No futuro pode acontecer desemprego. E tu, que fazes? Tenho algumas dificuldades na disclipina é Fisica Quimica, mas o mais complicado e difícil é «som», não percebo quase nada das aulas :((((
Sou muito feliz nesta escola, a maior parte dos professores são bons, ajudam, compreendem.Os colegas são simpáticos,o ambiente é agradável.
Eu é que escrevi o texto. A profª só fez algumas correcções.
Agora já sabes quem sou eu!
Beijinhos. D.

P.S.- Gostava de te conhecer, de saber mais coisas tuas, como consegues escrever coisas tão lindas...

9:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou a Susana. Tenho 19 anos. Só aprendi LGP aos 5 anos. Sou assim sobre simpática, sorridente e boa pessoa.
Gosto muito ajudar as pessoas porque não gosto de ver as pessoas com problemas e tristes.
Adoro ajudar.
Estou no 11º ano e o meu curso é Audiovisuais mas tenho um problema na disciplina do Som. Estou a espera que a escola resolva o problema do Som mas não é fácil.
Escolhi este curso porque no meu futuro quero fazer fotografias profissionais.
Gosto muito da minha escola, os colegas e professores ajudam.

Desculpa, mas gostava de te conhecer melhor. Qual é o teu curso? Escreves muito bem, eu achei muito estranho que escrevas tão bem. Eu escrevi este texto, mas a profª corrigiu algumas coisas.
O que pensas do futuro?
Beijinho da Susana

10:15 da manhã  
Blogger Kimu said...

Texto em suspense, na exatidão das palavras aos ares. Abs!

1:50 da tarde  
Blogger Su said...

amei ler-te,detesto o escuro...
voltarei
jocas maradas

9:00 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Obrigada por teres partilhado connosco o nosso primeiro ano de vida, foi um prazer sentir-te por lá.

Beijo da mar revolto

2:20 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

passei, e deixo-te um beijinho doce.

bom fim de semana.

11:22 da manhã  
Blogger Menina Marota said...

Passei para deixar um abraço cheio de carinho e bom fim de semana :)

3:00 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Lindo texto... mágico - quase que desejei acordar-te - mas o sol fez o que tinha de fazer... ternamente.

Beijinhos

Bfs

11:32 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

passei para te desejar um bom fim de semana e deixar-te um beijo :)

Lina/Mar Revolto

2:47 da tarde  
Blogger Maheve said...

Já tive fobia de escuro, sempre que a energia ia embora, eu acordava, como que por encanto.Minha mãe já sabia e ao despertar com a falta de energia, corria em minha direção com uma vela ou lanterna. Com o tempo fui perdendo o medo de dormir no escuro, mas confesso que se puder escolher, prefiro a luz ;)

3:52 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Venho deixar-te um beijinho doce, de boa semana! :)*

6:48 da tarde  
Blogger Cláudia Rocha Gonçalves said...

escuro... lembro-me que dizia sempre à minha mãe que ouvia e sentia coisas no escuro!

claro, fruto da imaginação fertil!

:D

Agora, as festinhas do Sol...

mmmmm...

tão, tão bom!

8:19 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

O silêncio do teu baú assusta-me. Acabei de o abrir e não te ouço, apesar de até agora te ter sempre ouvido bem.
Escreve mais do que te vai na alma, dá-nos a conhecer a tua realidade, sem medos, aqui, julgo, que estás entre gente maior na sensibilidade.
Volta depressa onde quer que andes.
Beijinho

3:43 da tarde  
Blogger Joana said...

Ola Melrita,

gostei muito do teu blog, posso linka-lo?
Joana/aquina

7:56 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Luto com o Tempo, que me não dá tempo, para em oportuno tempo vos visitar.

Por isso venho, reconhecidamente, agradecer aos que passam e comentam nos meus blogs.

Também quero saudar os que, talvez como eu, não tenham tempo para me visitar.

Abraços para todos.

11:51 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Passei para te deixar um beijinho e um :)

Lina/Mar Revolto

12:02 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Silence Box,

Assino por baixo das palavras do Manel do Montado. Tenho saudade de te ler...

Beijinhos

10:27 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Venho deixar um abraço muito apertado como o que me deste, amiga!

Beijinhos doces e um óptimo fim-de-semana :)*

1:38 da tarde  
Blogger Joana said...

nao me parece que este blogue va ser deslinkado em breve...

10:51 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Passei para ler-te e vejo que nada escreveste, durante estes dias.
Sabes, há momentos que as palavras nos enlevam a alma, nos fazem bailar o olhar, numa entrega fantástica.
Acredita, acima de tudo, daquilo que consegues transmitir de ti, a nós! E, que esperamos aqui, mesmo que em silêncio, por ti.

Um abraço terno e bom fim de semana ;)

11:27 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Assino por baixo das palavras da Menina Marota.
Também eu, venho aqui, em busca das tuas palavras.

Um abraço carinhoso e bom fim de semana :)

11:28 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Querida,
Passei para te desejar um bom fim de semana.

Beijinhos

10:31 da manhã  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Beijinhos... e

Um bom fim de semana

3:23 da tarde  
Blogger Leonor said...

percebo o panico do escuro. so ha pouco tempo me livrei dele ou aprendi a ignora-lo. no escuro nao vemos e tudo o que esta na nossa imaginaçao toma forma.

beijinhos da leonoreta

4:13 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Vim em busca das tuas palavras, mas remeteste-te ao silêncio... estás bem?
Tenho saudades de te ler.
Um abraço carinhoso ;)

11:06 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Vim em busca das tuas palavras, decorridos 5 anos que aqui te "descobri"...
Deixo um abraço saudoso
Otília

12:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home