quarta-feira, novembro 16, 2005

Um Colar de Lágrimas

Recuando ao 11º ano de escolaridade, na área das fórmulas, das contas intermináveis e das reacções mágicas, voltando àquele dia em que ficou tatuado no meu coração.

Quatro colegas conversavam, animadamente, sentadas nos bancos altos e estreitos, à volta de uma mesa rectangular de laboratório, onde no seu centro espreitavam enfileirados tubos de ensaios assombrosos, copos de precipitação brilhantes e gobelés gordos. Este convívio decorria na mais bela melodia.

Saí desta sala por um instante e, quando voltei, cheirei algo de negativo. Algo não me soava bem. As minhas antenas de sensibilidade estremeceram.

Uma delas, M., saiu da sala a alta velocidade passando por mim, visivelmente agitada, e regressou com um grande dicionário. As colegas, que eram agora cinco, fizeram um círculo apertado e debruçaram-se sobre o dicionário à procura de algo... Todas se mostravam concentradas e sérias. Aquele quadro intrigou-me!

De repente, a minha amiga V., companheira de todos minutos na Escola, explodiu de indignidade e mágoa contra uma delas. O bombardeio de palavras entre as duas fez com que se atacassem fisicamente e foram imediatamente separadas à força pelas mãos de outras colegas.

V. agarrou-me e levou-me para fora da sala. Foi, então, que me recapitulou o sucedido.

Uma destas colegas atirou-me uma bola negra emitindo “Surda-Muda”. Uma bola ofensiva que causou um furacão de zangas. V. e M. opuseram-se dizendo que eu era apenas Surda e não Muda. O dicionário até o provou! Contudo, a adversária ignorou… Referiu bem alto, em plenos pulmões, que os jornais e os livros antigos escreviam, geralmente, “Surdos-Mudos”. E eu assim o era! A seguir, apontou-me lançando um raio, de que eu não devia pertencer a esta turma Ouvinte, mas à de Surdos-Mudos.

No final da sua explicação visivelmente tremida, mantive-me impassível. Esta crueldade já não era a primeira… O meu coração construiu, desde muito cedo, uma armadura rija para se proteger contra estas setas cruéis.
Mas V. chorou. Como desejei agarrar aquelas gotas de lágrimas e transformá-las em pedras transparentes para depois fazer um colar, em sinónimo de amizade pura e de reconhecimento!

29 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!
Escrevo apenas para me despedir.
O puzzle por acabar assim continuará...por acabar!
Lemo-nos por aí, Ex-Puzzle...e um beijo...

12:54 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Querida Silence Box,

Li com a emoção que só tu sabes transmitir, e transportei-me a esse teu dia de aulas.
Gostava de ter o dom da escrita com tu; mas não tenho.
Só te posso dizer que estou feliz por te ter encontrado, e agradecer-te estares a ensinar-me tanto, sobre um mundo que eu desconhecia.

Beijinho com carinho e admiração,
da Isabel

9:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ontem disse que mostraria este espaço às minhas menininhas. Eis a opinião da Carolina:

Adorei o seu texto, "Um Colar de Lágrimas", é lindíssimo e tem lógica, pois é verdade que eu, surda, às vezes sinto isso mesmo.
Não consigo descrever o quanto me sensibilizou...
Muito obrigada por mostrar esses teus sentimentos que me ajudam a fortalecer a minha vivência de surda, o meu mundo de silêncio...

Com carinho, beijinho da C.

10:08 da manhã  
Blogger Henrique Santos said...

... é um texto com elevado conteudo de sensibilidade, ternura, carinho e amor. Gostei muito!
Ricky, com um bjinho especial

10:13 da manhã  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Fiquei colada às tuas palavras e vi-me naquela sala de aula, pronta a desabar em mim um rio de lágrimas, pela insensibilidade que cada ser humano transporta dentro de si.

Para ti deixo este poema:

"A fala
dá a conhecer
o ardor da palavra
o frio fio de seus gumes.

A palavra percorre o ar
entra em nosso peito docemente
ou então agudamente
ferindo
agredindo
destruindo tudo.

A palavra é
uma vertigem de espuma
mas quando quer
penetra a fractura íntima do sentir
desvenda o imenso mal
o puro escândalo de existir."

(Poema "Os gumes da palavra" de Ana Hatherly) in O Pavão Negro da Assírio & Alvim

Um abraço carinhoso da Menina Marota

10:57 da manhã  
Blogger Manel do Montado said...

Querida dona do baú do Silencio;

Depois de ler este teu post e todos os excelentes comentários a ele, só quero rectificar uma coisa, rebatível claro está, mas que é o meu ponto de vista.
A crueldade é uma das facetas do carácter humano a que chamamos defeito e é-o de facto. No entanto ela vem bastas vezes acompanhada de inteligência premeditada e de um humor macabro, por parte de gente que direcciona a capacidade neurónica para o estabelecimento de padrões que reputam de certos.
Quanto a mim, o que aqui relatas é, sem margem para dúvidas, pura e simplesmente ignorância e da mais baixa, daquela que conduziu ao extermínio de populações inteiras, ao estabelecimento de padrões, ditos de normalidade, que proporcionaram horrores vários. Começou assim, pelo estabelecimento da diferença assente em pressupostos de mesquinhez e boçalidade.
A atitude da tua amiga é louvável em todos os sentidos e quanto a isto mais nada há a dizer.
Não sei mais o que escrever porque a revolta é imensa, continuarei a ler-te, sempre.
Um bom dia para ti e um grande beijo,

12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida SilenceBox já ganhaste tantos admiradores :) e também sou uma dessas pessoas que em cada dia acarinho as tuas palavras de uma sonoridade ímpar!

Há em todas as alturas num caminho chamado vida, não podemos evitar esses acontencimentos, quando as pessoas julgam-se superiores a nós tem uma confiança inabalável, mas sabemos o quão estão errados embora eles o saibam conscientemente, so não querem admitir a verdade que a tua amiga tinha toda a razão do mundo!
È uma tristeza quando as pessoas nos dizem: - Coitada aquela é "Surda-Muda", isso irrita-me TANTO até chegar ao ponto de levantar a voz e dizer bem alto não sou Surda-Muda, SOU SURDA e tenho VOZ e muda é para aqueles que não tem VOZ ou são incapazes de solentrar uma palavra proferida!

SilenceBox que tal fazer uma reportagem sobre isso? Assim dissipavamos as DÙVIDAS!

Um grande abraço forte e especial para ti com tantos carinhos da Memorex ('',)('',)

1:07 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Aqui também acabou por se me escapar uma, porquê? Primeiro porque a sensibilidade com que tu escreves me tocou, quer aqui, quer no que li no Poesia Portuguesa, depois porque acabei por recuar no tempo e fui ao baú das recordações que vamos guardando na memória e lembrei-me de um caso semelhante.
Olha, adorei este espaço, muito mesmo!
Posso linkar-te lá no aromas?:)
Um beijo da Lina (mar revolto)

5:28 da tarde  
Blogger None said...

Serei visita assídua. Será o modo de aprender o que não sei sobre a surdez, nomeadamente a surdez em jovens. Talvez assim evite ser alguma vez injusta para com alguém.

7:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fui ao princípio do blog, ao primeiro dia. Como tudo o que li é bonito! Nada sabia do que um surdo vive e sente. Comecei a perceber um pouco. Voltarei para beber destas palavras tão simples e tão cheias de beleza. Obrigada por tamanha partilha.

11:10 da tarde  
Blogger Mitsou said...

Que dizer depois de tantas palavras de quem, como eu, tanto te admira? Que só a tua sensibilidade poderia escrever um texto como este. E mostrar-nos, na delicadeza desse colar de lágrimas, a pessoa maravilhosa que tu és.

Um beijinho muito doce, querida amiga!

11:32 da tarde  
Blogger Mikas said...

Uau isso é uma verdadeira amiga, sofreu por uma injustiça que n foi contra mas que lhe tocou mais do que até se fosse.

12:38 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Passei, deixo-te 1 beijinho de bom dia.

9:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lamento que isso tenha acontecido tambem a ti... acho que a mim tambem aconteceu varias situaçoes parecidas, mas como nao sou totalmente surda eu ainda me apercebia quando gozavam comigo... a serio é do pior... acho que por essa razao e que eu nao sou a mesma rapariga na escola e fora da escola... penso que na escola eu sou mt mas mesmo muito mais timida e nao quero saber o que os outros pensam..... mas pronto, cada vez estou mais ansiosa de ir para a universidade para nao aturar mais miudos infantis e miudos que so sabem gozar e chatear os mais inofensivos... mas olha para que olharmos para as coisas negativas??? se nos que temos problemas muitas das vezes somos mais fortes imocionalmente do que os outros que gozam??? nos somos capazes de aguentar tudo =) olha mais para as maravilhas de Deus e apaga essas memeorias que ja nao interessam ;)
espero que tu leias os testemunhos =)
bjokas fofinhas`**************

12:43 da tarde  
Blogger wind said...

Texto muito emocionante e infelizmente verídico, mas ao menos tiveste uma amiga:) Já te "sigo" há algum tempo sem te comentar;)Linkei-te:) bjs

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para ti SilenceBox,
a minha heroina do momento!
Eu julgava que estava só neste mundo,
não encontrava nínguem que tivesse as mesmas qualidades,
os mesmos pensamentos,
as emoções são a nossa maneira de viver.
Tanta busca que tive para procurar alguém como eu,
em termos de integibilidade,
de tudo que possuimos,
uma grande capacidade de observar o mundo de uma maneira especial,
finalmente encontrei-te!
Assim posso descansar sorridente e emoncionalmente,
sabendo que encontrei alguém como eu!
Que posso contar contigo,
em qualquer momento.
O mesmo que te peço para comigo,
companheiras para toda a vida,
que fomos predestinadas encontrarmo-nos virtualmente...
Esse alguém és tu SilenceBox!

P.S-» Adorei o teu email, que li três vezes seguidas! Podes fazer o que quiseres com o Logotipo e até postares qualquer coisa sobre mim, grandes bjs e abraço bombástico mas muito especialmente galáctico da "Sol Coração" :)

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

È verdade! Ia-me esquecendo, foi emoção a mais, risos...
Acho a tua ideia simplesmente GENIAL e porque não?
Vou começar pôr as mãos em obras na criação do nosso logotipo de "surdas profundas e oralizadas" na conquista do mundo, depois mostro-te pelo email aquele que mais nos agrada.

Pelo que parece os teus leitores do Blog vão passar um mau bocado pelo ar enevoado de secretismo, ao menos é bom sofrer um bocado nada mais pela ansiedade e curiosidade, eheheh

Bjokitas larocas pra ti SilenceBox

2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas podem ser o animal mais cruel que existe. E são-no muitas, muitas vezes...
Mas, felizmente, existem pessoas que nos amam e nos defendem e protegem perante a crueldade e injustiça dos outros... os nossos amigos, os verdadeiros (que outro tipo não existe).
Gostei muito do teu blog, muito!

3:22 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Silence Box e Memorex,

Fico à espera... em mim já despertaram a curiosidade...

Beijokas a ambas.

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não te direi nada de diferente de quem já te comentou, apenas que agora faz sentido o nome do teu blog, que é belíssimo a cada palavra que escreves!
Sabes que às vezes é assustador lidarmos com aquilo que desconhecemos assim é sempre mais fácil sermos agressivos~.

Um beijinho para ti.

3:28 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Vim do "Poesia Portuguesa" e ainda bem que aqui cheguei. Palavras sensiveis falando de amizade ao "som" de algumas lágrimas...

Vou voltar :)

Agora convido-te a dares um passeio no "Fragmentos" vou gostar de te "ver" por lá.

Beijinhos

3:48 da tarde  
Blogger Pink said...

Vim aqui ter a partir do "Poesia Portuguesa" e acho que "fiquei cliente", ou seja, vou coltar mais vezes.
Neste texto fica bem patente quão cruel o mundo pode ser para alguém que é pura e simplesmente diferente por estar privado de um dos 5 sentidos. Este ano comecei a descobrir isso e muito mais: tembém descobri coisas belas e interessantes. A Lingua Gestual fascina-me e ainda estou numa fase de aprendizagem muito rudimentar. Fiquei também a percber que alunos e professores (sim também alguns professores) apedsar de toda a informação de que dispõem se recusam a aceitar os surdos como pares e dizem e pensam deles coisas que me revoltam e parecem completamente inaceitáveis. Assim, entendi bem este texto e o do outro blog.
Um beijo e bom Domingo

12:36 da manhã  
Blogger douglas D. said...

olá.
tuas palavras sensibilizam, alcançam o lado escondido da alma - a pele.
linkei você.

4:03 da manhã  
Blogger Perola Granito said...

Olá! Passei para te desejar um bom fim de semana. As novidades continuam em grande lá no nosso cantinho. O Natal está quase a chegar... beijinhos natalicios

8:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ontem, num corre-corre (porque já estava muito atrasada), enviei email.Terá recebido? Terei dado resposta à questão colocada em T.?
Grata pela visita. :-)
Bom fim de semana.
Beijo. T.

9:42 da manhã  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Olá :)

Vim cá desejar-te um bom fim de semana e deixar-te um beijo

Lina (mar revolto)

2:13 da tarde  
Blogger Leonor said...

ola.continuo sem saber o teu nome e nao imaginas como isso me confunde.é como se faltasse a tua alma na minha cabeça.

odeio palavras injustas rotuladas pela ignorancia. mas por outro lado... o que fazer a essas pessoas que sao tao obtusas no seu pouco conhecimento?

beijinhos da leonoreta

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adorei o texto...Mas é muito triste. Só queria estar lá para te abraçar.

Beijinhos

9:02 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Olá. Gostei muito de conhecer o teu blog. A minha amiga Clitie recomendou que eu fizesse uma visita, e disse-me que eu iria encontrar aqui textos muito bonitos... não me enganou. Esta tua descrição de um dia de aulas, onde uma colega tua teve um comportamento absolutamente abominável... está mesmo muito bom (sorte que também tens a tua amiga V. que consegue ter humanidade que "compensa" a desumanidade de outras...)

Um beijinho para ti, João.

12:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home