domingo, julho 17, 2005

O Segredo da Surdez Desvendado

Com um ano e 4 meses de idade, subi aos céus num interior de uma gigantesca aparelhagem voadora com asas brancas. Voei ferrada ao pescoço da minha mãe. O pai também ia ali sentado ao lado. Eram um casal jovem, com pouco mais de 20 anos.

Aterramos em Londres.

Naquela cidade pertencente aos monárquicos, nessa cidade das ruas escuras e estreitas, fui submetida a exames audiométricos. As máquinas detectoras da surdez eram tecnologicamente mais avançadas que as de Portugal.
Então, exploraram os meus ouvidos, entraram para dentro deles e assim mediram o grau da minha Surdez. Tudo tremeu. O som era tão alto que atingiu um tecto transparente, que transbordava uma onda mortal para os ouvintes.

No final, os resultados ergueram-se. A cortina do segredo escondido abriu-se e surgiu a classificação:
Surdez Bilateral Neurosensorial de Grau Profundo.

100% de silêncio em ambos ouvidos…

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:(
Os teus pais soberam mas se calhar da pior forma...
diz-me so uma coisa: como é que tu falavas, e que se tinhas 100% de surdez entao nao ouvias os sons para poderes falar e dizer papa, mama ou outra coisa do género...
e ja agora como e que tu escreves tao bem?!? os teus pais levaram-te para uma escola especial???

bjokas****
ps- desculpa o questionário... mas tou mesmo curiosa :P

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As coisas por vezes acontecem no qual não esperavamos que surgissem, como a vida dá uma grande volta de 180ºgraus...
Também fiquei surda com idade preconce aos dois anos e meio e nessa altura já tinha alguma sintaxe na linguagem como dizer "papa","mama" mas depois fui perdendo o dominio de articulação das palavras e do som...
A alternativa foi de os meus pais obtarem por uma das linguas: o Português falado e a Lingua Gestual Portuguesa, escolheram pela oralidade pq sabiam que me dava mais possibilidades, mais vantagens e oportunidades o que acabou por ser a verdade, só aos 9 anos de idade descobri a Lingua Gestual através do meu melhor amigo que é Surdo-Mudo deste então sou bilingue transmitido aos outros o que sei e eles fazendo a mesma troca em LP.
Os meus pais amam-me como uma pessoa normal, ao me verem crescer viram todos os momentos marcantes até as mais impressionantes como um livro colorido e não preto a branco!
Acabei por ter vida própria, sou estudante universitária e desportista de alta competição e não me queixo poix tudo isso é-me suficiente sem esquecer a devida humildade...

Silexbox: será mera coincidência ou uma circunstância que as coisas tenham encaminhado para esse sentido? Estou a dizer que afinal n somos assim tão diferentes pelo percurso demonstrado, pelas dificuldades ultrapassadas (as mais dificies), pelo apredizando em que a sede de conhecimento ocupa o grande destaque *-*
Bjinhos carinhosos das SC

12:02 da tarde  
Blogger Mitsou said...

Sem palavras nesta primeira visita e uma ternura imensa que logo se instalou. Feita de admiração pelo exemplo que nos dás. Bem hajas e deixo-te um beijo enorme.

2:05 da manhã  
Blogger Paula said...

E hoje em dia?
Já ouves alguma coisa ou nem por isso?

4:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home