sábado, junho 18, 2005

Uma Viagem de Vertigens

Fiquei num Camarate do 1º piso. Sentei-me numa cadeira, despida e áspera, sem suportes para os braços, que estava colocada na 1ª fila. Era a minha primeira vez no Coliseu, era uma nova sensação!

O Coliseu exalava um perfume fantasmagórico… Sugou-me para os tempos antigos e visualizei aquelas mulheres com vestidos de baile, luvas de rede e leques de penas, e aqueles homens com os seus fatos elegantes, bengalas finas e chapéus altos colocados no seu colo. Entre olhares dos homens e das mulheres, passava, à luz de estrelas, uma corrente de códigos silenciosos.
Quando despertei desta hipnose breve e inesperada, os espectadores antigos foram imediatamente varridos pelos espectadores da era moderna, vestidos de calças de ganga, camisas às riscas ou lisas, t-shirt de várias cores, saias curtas ou compridas, blusas largas ou justas.

As luzes sucumbiram e a cortina de veludo vermelho subiu.

Os “gatos” surgem, lentamente, vindos da escuridão salpicada de estrelas. No mesmo instante, as minhas expectativas quebraram e caíram em água fervente. Evaporadas formaram uma nuvem de desolação total. Os contornos destes “gatos” eram do tamanho de formigas, uns pontos minúsculos. Não se viam as suas expressões “felinas”, os seus bigodes, os olhos, as garras, e até mesmo as caudas!

Havia um ecrã rectangular, por cima do palco, para traduzir as canções do miar e do ronronar destes “gatos”. Não me serviu de nada…
Explodia dali um barulho infernal que fazia exaltar a minha visão. As letras luminosas das palavras, que por ali passeavam, saltitavam em montanhas irrequietas!

Olhando para aqueles vultos indistinguíveis os meus olhos, fatigados pela neutralidade de movimentos, fecharam-se e entraram no sono... Lá dentro, os ruídos ainda soavam alto, sob marteladas uniformes e contínuas, sem ritmos pausados. O meu corpo ainda vibrava ao impacto destas ondas musicais. O sono estava longe de ser embalado…
Até que, de forma inesperada e imprevista, os ruídos foram bruscamente travados. O chão e a cadeira fugiram sob os meus pés e quase caí estendida ao acaso, sem apoio para me segurar!

As luzes acenderam com um clic imaginário e as pessoas entusiasmadas levantaram-se das suas cadeiras. Observei as suas caras e verifiquei que estavam a ponto de se desfazerem em lágrimas, visivelmente maravilhadas, arrepiadas de comoção! Bateram palmas, repletas de electricidade, de encanto, de emoção. Adoraram!

Menos eu…

Este espectáculo, para mim, foi uma viagem ao rodopio de ruídos, mais propriamente, uma viagem de vertigens! Não vi as danças mágicas das suas expressões, o ronronar dos seus movimentos, as cores da maquilhagem felina… não “ouvi” as suas músicas.

8 Comments:

Blogger Leonor said...

Passarei mais tarde para me perder no teu texto. mas para já venho dizer-te que link com link se paga.
beijinho da leonor

2:20 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Venho agradecer a visita e, pelo que já li, voltarei com certeza. Beijinhos e uma óptima semana!

5:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Escreves bem...
Óptima qualidade!

Sabes, devoro Calvin & Hobbes.
há sete anos atrás, trabalhei na Feira do Livro. Imagina que livros se vendiam na barraca onde estava...
Exactamente!
Esses dois personagens lindos, fantásticos e apaixonantes...

;)

8:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Esta é minha primeira visita, mas tenho a certeza que não será a ùltima.
Há muita qualidade nestas páginas.

Quanto ao referido espectáculo "Cats", não vi.
Prefiro cinema ou teatro.

Boa sorte

10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este é

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Cá estou eu de volta...pois é, os exames ocupam muito tempo nesta "altura" do ano.
A tua escrita é realmente fantástica! Quando leio o que escreveste parece que me
transporto para os acontecimentos em causa...mas sabes realmente nunca estive no coliseu.
Por isso não sei qual seria a minha reacção, mas uma coisa é certa se é para ir assistir a um
espectáculo, não acho que seja muito correcto ter presente um ecrã. Acaba por desviar as
nossas atenções e perdemos o fio à meada...
1 abraço TimiD

1:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este é un texto verdadeiramente literário...
Já pensaste em reunir textos para futura publicação em Livro,
um abraço, cris

8:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Disseste que ficarias à espera de histórias e ela estava logo ali na primeira página...
[Maria-Rapaz], não viste?
Até tinha uma historia do Calvin & Hobbes...

Beijo grande ;)

1:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home