terça-feira, outubro 25, 2005

A Leitura Labial em Espectro

A leitura labial, em vulto transparente e assexual, interroga-se o que sabem dela. Estende-vos os seus fios de visão para vós os agarrarem e se introduzirem com ela para dentro de uma viagem virtual.

Os seus fios projectam imagens como cenas de um documentário, mostrando uma variedade de bocas e, todas elas são diferentes umas das outras, diferentes como são desenhadas as feições das pessoas. Os lábios, que pronunciam uma idêntica palavra, movem-se contraditórios e, por vezes, surpreendentes. Cerrados, abertos, tortos, complicados, agressivos, doces, molhados, secos… Os dentes são grandes ou pequenos, inclinados ou direitos. As línguas são mais ou menos rosadas e flexíveis. É em conjunto que se reproduz uma mensagem oral em carne viva.

A aprendizagem da leitura não se completa de um dia para outro, mas sim com o divagar do tempo. É necessário estudar tudo o que constitui aquela boca e como esta se espreme e se transforma ao articular as sílabas. Ninguém lhe ensina, ela é que se aprende por si sozinha, com treino diário e persistência.
A leitura labial só amadurece saudável numa estreita relação de comunicação onde reflecte luz de paciência e cores de afecto. Mesmo assim, apresentará sempre algumas mas pequenas dificuldades o que implica as repetições orais.

Os pesadelos da leitura labial são as bocas de ventríloquo e as palavras sósias. O que são estas palavras?

Ponham-se em frente do espelho e observem os vossos lábios reflectidos. Evitem as cordas vocais e mexam apenas os lábios: bata/pata /mata; chá/já. Viram a diferença? São palavras em que as ondulações labiais são gémeas. Há nelas veneno…
Imaginem, uma frase que é um muro construído por pedras enormes. Se uma destas pedras tiver uma forma geometricamente errada (por exemplo, uma forma de pirâmide em vez de cubo), o muro desequilibra-se e desfaz-se em bocados. Deixa de ser um muro correcto. As palavras sósias transmitem uma mensagem errada, dão um sentido errado ao contexto. Isto é usual e frequente acontecer.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só agora tive a oportunidade de ler o teu blog, é q anda tudo atribulado e por vezes não tenho força suficiente para me levantar, creio com o tempo volte a sorrir de novo...(deve ser uma fase de Outubro).
Tudo que escreveste faz sentido, é incrivel como temos chegado a esse ponto de sermos nós mesma e será sempre um prazer ler os teus textos que me cativam.
Bjs e abraços especiais da Memorex

6:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Queria perkuntar-te uma coisinha, posso adoptar o teu nick de Silence Box para o meu trabalho da faculdade?
BJS e grandes abraços da Memorex que continua ctg em tds as circunstâncias :)

9:39 da manhã  
Blogger lena said...

foi com prazer que te li, faz sentido o que nesles escreves, interessante também
vou voltar e em silêncio ler-te mais vezes

bom fim de semana

beijinhos

lena

12:21 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Olá...

Boa noite...

Há já vários dias que aqui ando a ler-te...

dou-te os parabéns pelo teu Blog e pela tua maneira de estar...

adorei tudo o que aqui encontrei..
vou colocar no meu Blog o teu link...cheguei aqui vinda do Ex-Improviso...

deixo-te 1 bj

8:12 da tarde  
Blogger Mitsou said...

Adorei o texto e o que com ele nos ensinaste.
Estou de volta embora com posts mais espaçados, de aqui em diante.
Um beijinho muito doce e obrigada pelas tuas visitas sempre tão carinhosas.

8:35 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

passei para te desejar um bom fim de semana...


bjs

12:16 da tarde  
Blogger Leonor said...

nao sabia da historia das palavras gemeas. mas gostei muito de saber. tens-me mostrado um mundo completamente novo.e agradeço-te por isso.

beijinhos da leonoreta

12:42 da manhã  
Blogger Pink said...

Ora , eis um pos interessantíssimo para quem, como eu, tem alunos surdos e um formador de Língua Gestual que faz leitura labial. Seria muito útil saber de todas essas paalvras gémeas que são a pedra torna no muro que se tenta construir. Na realidade há uma professora de apoio e que nos deveria dizer essas coisas, acho eu!!!

Um beijo

7:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Nina... Adorei o teu texto. realmente nunca tinha pensado nisso, no problema das palávras sósias. Nem sabia que existiam...
Belo texto, parabéns!!

Beijinho da Leo.

8:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home