segunda-feira, janeiro 09, 2006

Risos de Oiro

Foto by SilenceBox


A pele do velho ano 2005 começou a descolar-se, tal como a pele de uma cobra. Os ponteiros do relógio começaram a aproximar-se das doze badaladas em cada segundo que passava.

O dia 31 de Dezembro maquilhou-se de nuvens, em tons cinzentos e encaracolados, espalhou o perfume campestre e marítimo de Comporta através do sopro do seu ar e pôs-se assim especial para uma tarde de fotografia com um concurso entre amigos.

Dividimo-nos em dois grupos: “rapazes” para um lado, “raparigas” para outro e seguimos.

Eu, a minha irmã, a I. e a R., partimos todas a rir como crianças felizes. Elas tiveram uma ideia invulgar… Iríamos tirar fotos de palhaçadas. Assim fizemos, em bom gozo, imaginando as caras deles quando as vissem! Focámos e fotografámos cartazes de publicidade, folhetos de distribuição política, o chão, transportes alentejanos, ninhos de cegonhas e arrozais.

A sessão de fotografias terminou com um sorriso alegre e cheio de apetite para um belo lanche!

Enquanto o céu escurecia, entraram todos para o calor da vivenda alugada. Menos eu. Fiquei cá fora. O meu olhar passeou, ao acaso, num arco horizontal de 180º. Pairava uma serenidade no pôr-do-sol refrescante, as cegonhas voavam, regressando aos ninhos, o burburinho da brisa roçava a minha face, e a máquina de fotografia encontrava-se pendurada, quase esquecida, ao meu peito. O que é que eu estava à procura? De nada. Apenas contemplava e saboreava estes segundos de solidão, em harmonia com a natureza. Foi então que algo me chamou atenção…

Havia muita luz por cima de mim, olhei para ver o que era… Fiquei deslumbrada! As luzes dos candeeiros pareciam dançar em anéis. Até tive sensação de ter ouvido risos de oiro.

As minhas mãos, impulsionadas pelo sentimento de encanto, ergueram a máquina e alimentaram-na com todos os ângulos deste quadro.

Esta foto foi seleccionada pela maioria dos participantes e foi a vencedora, surpreendendo-me a mim própria.


(Quero agradecer à minha querida irmã por ter proporcionado este dia jubiloso e divertido que me fez rir –há tanto tempo que não me ria assim-, até as nuvens se embelezaram com a nossa música de gargalhadas! Como me senti leve como algodão!)

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:D :D :D

quando nos lembramos que nos rimos com ha muito nao o faziamos... é tao bom, não é?
fica sempre gravado!!!

(e deixaste-me a sorrir)

beijo!

1:17 da manhã  
Blogger Loca said...

E a mim também, bêjos.

1:25 da manhã  
Blogger Carla said...

Linda foto :)
Parabéns
bjx e boa semana

8:08 da manhã  
Blogger GUIA DO APOSTADOR said...

Se a foto é bonita, o texto é ainda melhor...muito bem condimentado...bom ano!

3:09 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

A tua felicidade faz-me feliz e torna o mundo mais alegre.
Bom ano de 2006

5:24 da tarde  
Blogger @Memorex said...

:) finalmente voltaste, nem sabes as saudades que tive de ler-te, de ver a tua presença marcada por este pelo texto e uma magnifica foto, afinal a sensibilidade é uma arma poderosa que temos :)

Que 2006 te faça muitos sorrisos, que encontres aquilo que desejas (o segredo está guardado nos deuses).

Um grande abraço e umas bochechas apertadinhas mas muito especial, é mesmo! :)

P.S-» espero q me d~es alguma dica de fotografia é q sou uma autêntica apaixonada :p

11:04 da tarde  
Blogger wind said...

Belíssimo texto que mais parece uma poesia pela forma como etá escrito:) A foto é mesmo lindíssima;)Tem um bom ano e edita mais vezes:-) beijos

1:58 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Querida Silence Box,

Que bom te senir de volta...já tinha saudades tuas....
gostei imenso de ler o teu relato e a tua foto está espectacular...parabéns e beijokas

12:31 da tarde  
Blogger I N T E I R O S said...

Um bom dia Inteiro com sol

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A foto está mesmo muito bonita! Parabéns.

3:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SilenceBox [...] considera-te a partir deste momento com um convite nas mãos para vires ver a 'Arte' que exponho no meu território.

http://visoes.weblog.com.pt


Beijocas e inté.

7:51 da tarde  
Blogger Maheve said...

Diz a musica que "regressar é reunir dois lados". É bom regressar e encontrar textos bem escritos como este que nos falam de boas experiencias e momentos felizes...

Tenha um lindo fim de semana

3:15 da manhã  
Blogger Leonor said...

deve ter sido um dia em cheio. daqueles que nunca mais esquecemos. a foto está de facto formidável, ouro da luz sobre azul do céu.

beijinhos da leonoreta

8:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este texto...assim como teu blog...tem cheiro, gôsto, som, maciez...
um beijo

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Naquele dia também senti o mesmo que tu e dias desses são poucos. Obrigado por o teres imortalizado para todos nós. I.

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home