Surdas Profundas e Oralistas
Uma vontade de ferro, que há dentro de mim, impulsiona-me a nadar, persistentemente, usando todos os esforços possíveis, para emergir. Ar puro, tão vívido e fresco, envolve-me! Cuspo a água salgada engolida acidentalmente e respiro profundamente.
Incho de fúria e de indignação até ao limite, dando braçadas e gritando:
Em resposta, o mar ronca ironicamente - Não pode ser! Não é possível! - , ruge gargalhando ondas! Mais uma vez, sou atirada para o fundo abismal.
Neste preciso momento, em que as luzes tempestivas iluminam a escuridão, detecto uma silhueta esguia a furar o mar, formando uma coluna atrás de si. Dirige-se na minha direcção. Uma mão delicada e grande estende-me, agarro-a e sinto um forte puxão que me conduz para o exterior.
Novamente um jacto de água sai da minha boca, tusso para poder respirar. Pestanejo várias vezes para dispersar a névoa que cobria a minha visão. Aos poucos, em câmara lenta, surge um rosto feminino, emoldurado pelos cabelos castanhos, compridos e lisos, com um par de olhos castanhos cintilantes. Que pupilas tão intensas e profundas! Sei imediatamente o que vê e como escuta. Toco na sua bochecha rosada com a minha mão direita, invade-me logo uma sensação protectora e cândida. Sinto, sob os meus dedos, a dimensão do seu Ser, a riqueza do seu Eu, a sua Existência completa… Está dito, visto e inteiramente compreendido. O nosso silêncio comum.
- Tu… também?! - Interrogo oralmente. Uma pergunta curta mas carregada de significado que diz tudo.
As portas da sua mente abrem-se, par a par, e o seu interior faz-me voar como Peter Pan. Visualizo estrelas mágicas que são palavras silenciosas da sua Essência, um círculo de ilhas férteis que são momentos por que enfrentou e sentiu, o rio de Vida transparente e enriquecido que saiu ileso de obstáculos. Após uma viagem em telepatia, aterro-me na realidade.
Ela pronuncia, aquiescendo, oralmente:
- Sim, eu também…
Uma surda profunda como eu! O mesmo código, a mesma comunicação. Uma oralista como eu! Até a educação e a integração são semelhantes. Possui uma cultura tão vasta e rica quanto a minha.
A luz e a força entrelaçam-nos fortemente e juntas rodopiamos até ficarmos suspensas em cima do mar. A agitação da maré começa então a serenar e o Sol, com o seu sopro quente, varre as crueldades da tempestade. Uma brisa sussurrante e reconfortante afaga os nossos rostos molhados e aquece os nossos corações. Acreditamos uma na outra. Somos a mais pura veracidade, somos surdas profundas e oralistas.
Como reflexo da magia do nosso encontro, o arco-íris pincela sobre o painel azulado do céu com as suas aguarelas coloridas: nós existimos. E assim fica gravado. Milhares de gaivotas grasnam aos ventos, levando a nossa mensagem mútua: nós devemos ser respeitadas e os nossos direitos também reconhecidos!
22 Comments:
olá silencebox. mais um post arrancado das entranhas. é uma vergonha uma pessoa ter que lutar contra tanto preconceito, vindo de tantos lados, até dos teus "irmãos" surdos. e no fundo é tão simples respeitarmos as diferenças e a integridade de cada um. há esta necessidade odiosa de catalogar e tentar enfiar as pessoas em "caixinhas" rotuladas e estereotipadas...
um óptimo 2007. cheio de força para todas as lutas. beijinhos.
Há um ano atrás fui a um seminário sobre a surdez, com surdos e ouvintes e o tema em questão foi a L.G.P.. Comunicamos uns com os outros em L.G.P. e em português oral. Numa das apresentações foi defendido por duas miúdas, uma surda e Educadora de infância e a outra ouvinte e especialista em linguística, a necessidade do domínio da L.G.P. por parte dos pais para comunicarem efectivamente com os seus filhos surdos.De seguida fiz uma intervenção e referí que sim, a L.G.P. é importante, no entanto outras formas de comunicação também o eram, como por exemplo a expressão facial, o contacto físico o amor, a oralidade. A verdade silencebox é que não fui compreendida por estas duas pessoas e na verdade o que elas entenderam é que eu como mãe não estava a esforçar-me por comunicar com o meu filho surdo utilizando a única língua que ele verdadeiramente poderia entender, ou seja a L.G.P.. Lembro-me ficar muito triste e apreensiva por ainda não dominar a L.G.P. duma forma correcta e o quanto difícil para mi o era conseguir.
Não era bem isto de que queria escrever, veio na sequência do teu post, desejo-te um Feliz Ano de 2007 e continua sempre a acreditar que o mais importante é efectivamente comunicar e se tens esse dom que é escreveres em língua portuguesa tão bem, aproveita-o e ensina-o a outros, surdos e não surdos. Um beijo
Querida, beijos encaracolados naquilo que a vida tiver de melhor ...
Abraços e :), muitos !!!!
És uma pessoa muito especial ... :)
tou plenamente de acordo com "maedopedro" acho que deves aproveitar saberes o que sabes, aproveitar a vida apesar das dificuldades e ensinares os outros em ambas as linguas...
bom ano 2007
Querida SilenceBox,
Não imaginas o quanto fiquei ao ler emocionada a verdadeira grandeza da tua escrita.
Escutando, relendo novamente cada frase lapidada daquele encontro muito especial e inesquecível do nosso silêncio ao entardecer.
Foi tão mágico, surreal nada mais do que senão a nossa pura veracidade, a verdadeira natureza de nós mesmas.
Coincidências, semelhanças e até sicronicidades. Por vezes não deixo escapar uma coisinha na mente, um facto curioso, talvez, provavelmente possuimos um certo equilibrio harmonioso como o Ying e o Yang: Norte e Sul, distante e próximo, igual e diferente mas todo o percurso quer dizer que os opostos estão unidos por um próposito!
Tudo que está separado, une-se. Até nas vivências e experiências situam-se numa verdadeira sinocricidade. Uma dança salpicada em nosso redor, o alinhamento impressionante da esfera dissimulada e muito mais do que essas meras palavras: uma verdadeira prova de que existimos, Surdas Profundas e Oralizadas, integradas no mundo dos Sons que cultiva-se também uma certa ingenuidade!
Um beijo terno e afectuoso, especiais para ti minha querida SilenceBox.
Somos a mais PURA VERACIDADE :)
Que venha daí as barreiras, nós juntas furaremos sem hesitões! Coragem e força de vontade não nos faltam, é alias o nosso secreto tão guardado :)
Deixo um abraço forte e faço minhas as palavras de «paidopedro».
Estava inquieta, deixei-te um recado. Escreves duma forma cintilante e as tuas fotos encantam. Deixo-te um abraço, agora que voltaste.
Estou sempre a aprender e a enriquecer-me com os outros. Ainda bem que partilhas connosco o que vais vivendo.
Um beijo de ano novo.
ola silence
comento aqui porque no fecho do blog nao tem por onde comentar.
ha dois anos na blogosfera tenho visto muitos blogs a começar e muitos a acabar.
sao os bons que vao embora. como o teu.
nao apagues o que escreveste silence. deixa-me ler-te de vez em quando as coisas que me disseste e eu desconhecia.
beijinhos da leonoreta
é uma pena ver este blog fechar...
beijos e que sejas muito feliz
Querida Silence Box,
Já aqui não vinha há algum tempo ...
enterneceu-me esta história que aqui contas ...
tenho pena que acabes o blog ... quem sabe um dia voltas a partilhar as tuas vivências ...
entretanto irei dando notícias ...
seria impossivel esquecer-te...
felicidades e obrigada por tudo o que aprendi contigo ... OBRIGADA mesmo.
beijo grande e a minha amizade
Como não posso postar no seguinte, é aqui mesmo que fica o meu protesto. Fechar o blog? Não faças isso!
Como, sem sentir saudade da tua outra língua, feita de pedacitos de luz? Aparece, sim? Beijinho
beijos.. vemos-nos por aí!
Hoje é quase Carnaval. Estás bem? Recomeçarás algum dia com essas tuas cores que me ajudavam a "ver" sons ...? Bjinho
II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO
AOS 21 DE ABRIL DE 2007
ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA
MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!
MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.
Hola silencebox:
Muchas gracias por dejar tu comentario en mi blog. Yo tampoco entiendo mucho Portugues pero entiendo más o menos lo que pones además de usar también un diccionario. Yo también leeré tranquilamente todos tus textos y ya me irás comentando si al final decides hacerte un implante. La verdad es que a los que hemos nacido sordos nos es más difícil la (re)habilitación pero al final merece la pena. Yo llevo con mi primer implante 11 años y un mes con el nuevo y, aunque no es fácil, no me arrepiento de haber tomado la decisión de bi-implantarme. Sin mis implantes no oiría nada y el silencio absoluto me da miedo.
Es un gran placer conocerte.
Seguiremos en contacto.
Beijinhos.
Conchi.
Olá!
Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE) , sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).
Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.
Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados:
Nome:
Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?
Se sim, qual?
Sexo:
A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado uma Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.
Desde já agradeço sua atenção.
Arnoldo Benkenstein
Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE)
Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE), sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).
Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.
Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados que devem ser enviados para o e-mail sandramontardo@feevale.br:
Nome:
Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?
Se sim, qual?
Sexo:
A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado um Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.
Desde já agradeço sua atenção.
Arnoldo Benkenstein.
olá
perdi o teu rasto e confesso que gostava e te reencontrar.. a vida é um corre-corre constante e só hoje tive um tempo para visitar os meus antigos amigos bloguistas. espero que esteja tudo bem contigo. Bjhs
Forte. Bonito. Um arco-íris!!! ;-)
Um abraço duplo: para ti e para a Memorex!*
Descobri hoje este blog e fiquei fascinada com os textos.
Provavelmente não me irás ler, uma vez que fechaste o blog e iniciaste outro, onde só convidados podem escrever...
É tão bonito o que sai de dentro de ti, tão bem escrito, tão honesto que penso que deverias escrever um livro!
Um grande beijo e o desejo que a vida te esteja a correr pelo melhor!
Enviar um comentário
<< Home