terça-feira, agosto 01, 2006

A Comédia das Palavras Sósias…

Foto by Judith Tomaz

O calor escorre sobre as paredes brancas, tornando-as pesadas. As correntes ondulantes e silenciosas vindas de uma ventoinha e os cortinados corridos não conseguem arrefecer o ambiente da Sala.

A minha irmã e eu estamos sentadas na mesa rectangular, a almoçar, com a roupa irremediavelmente colada ao corpo, iluminadas apenas pelos reflexos coloridos da televisão acesa. À nossa frente, está uma taça fresca a transbordar de esparguete e camarão. A seu lado ergue-se uma garrafa de sidra bem gelada.

Perante este quadro alimentar refrescante, a minha irmã lembra-se de uma nova novidade. Como uma criança pequena, que acaba de fazer uma descoberta fabulosa, anuncia-me agitada atropelando as palavras:
- Ontem, fiz sumo de melancia!
- Ai, sim? Estive quase para trazer o “Supremacia” mas, como pensei que já é antigo e já devias ter visto, não trouxe. – Respondi totalmente convicta da leitura que fizera dos lábios dela.

O rosto da minha irmã contorceu-se, desenhando traços confusos, como se tivesse acabado de ver uma anomalia: bolas de neve a caírem num dia de calor sem nuvens… Expulsa, então, da sua boca, interrogações de incompreensão:
- O quê? Estás a falar de quê?
- Então? Ontem, viste o “Supremacia”, não foi?
- Supremacia?!
- Sim, o filme!
- Não! Fiz SUMO DE MELANCIA! – voltou a repetir, pausadamente, separando palavra a palavra, abrindo muito a boca e, desta vez, li tudo nitidamente.
- Ah! Tinha percebido mal…

Caímos em risotas, achando ridícula a nossa conversa.


(A minha irmã engolira a palavra “de”, juntara “sumo” com “melancia”, pronunciado numa só palavra “SumoMelancia”, e assim parecera-me “Supremacia”. São as chamadas “palavras sósias” que me enganam com bastante frequência.)

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ah pois... imagino... :S
um beijinhu floriado com flores de primavera

1:45 da manhã  
Blogger @Memorex said...

Risos e risos, isto acontece com muita frequência entuparmo-nos de palavras tão parecidas, mas não deixa de ser divertido!

Beijos para ti, sob o ceú tão azulado!

Carinhosamente Memorex.

P-S-» quando poderemos falar?

11:17 da manhã  
Blogger M. said...

Que engraçado chamares "palavras sósias"!
Já estava a pensar marcar-te outra falat no calendário, que hoje já era dia 2 de Agosto... :-)

Olha, vai ao meu outro blog www.outrostemas.blogspot.com e espreita um jogo que começámos agora. Não queres participar?

Bjs

6:06 da tarde  
Blogger M. said...

"Falta" e não "falat", claro.

6:07 da tarde  
Blogger M.M. said...

Olá Silencebox!
Gostei muito de ler este teu post.
Aguardo ansioso a continuação.


Um beijinho:

M.M.

7:59 da tarde  
Blogger Carla said...

lol
Acontece!
Fiquei contente por te ler de novo, pois é sempre um prazer passar por aqui.
Beijos

10:48 da tarde  
Blogger M. said...

silencebox said...

Adorava de participar... Posso? =)

Beijinhos!

8/03/2006
M said...

silencebox: claro que podes. Basta seguires as regras do jogo. Fico à espera. :-)

9:00 da manhã  
Blogger wind said...

É bom que te divirtas com esses episódios:)
beijos

11:31 da tarde  
Blogger maresia_mar said...

Oh minha querida tu emocionaste-me com o comentários que me deixaste.. já tinha saudades dos teus posts, das tuas imagens. Gosto da forma como encaras a tua "diferença", mostra que és uma mulher lutadora e que ama a vida. Eu gosto de gente assim, por isso eu gosto de tu... muito.. Bjhs e bom fds...

9:28 da manhã  
Blogger Leonor said...

então deixa-me dizer-te uma coisa a proposito do comentario simpatico que me deixaste: o talento que dizes que eu tenho eu acho que é o teu dom.

beijinhos da leonoreta

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois acredita que a mim acontece-me com demasiada frequencia!

A minha mãe diz que é propositado. Claro... quando ela me pede para estender a roupa ou arrumar a cozinha, arranjo a tal palavra sosia!!!

Ehehehehe!

MAs a verdade é a maior parte das vezes é verdade!

2:48 da tarde  
Blogger M. said...

Jogo FOTODICIONÁRIO: não esqueças! Dia 8 é a data limite. :-)

6:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home